Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10873
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandarodriguesantunes.pdf635.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adaptação de material didático da disciplina de ciências para uma aluna com paralisia cerebral
Autor(es): Antunes, Fernanda Rodrigues
Primeiro Orientador: Nobre, Luciane Aparecida
Membro da banca: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: A adaptação de material didático para alunos com deficiência, geralmente é uma tarefa questionada pelos professores, devido à falta de tempo, dificuldade em executar tal ação e obter o sucesso esperado com o aluno. Nesse trabalho conseguimos desenvolver uma atividade que pode ser utilizada com discentes com deficiência e também com todos os alunos da turma regular. Nessa proposta de intervenção foi utilizada uma célula em 3D e alguns exercícios para que uma aluna, com paralisia cerebral, que apresenta dificuldades na comunicação e interação, pudesse participar de uma atividade com esse recurso confeccionado para ela. O objetivo do trabalho, então, é contribuir com o processo de aprendizagem e avaliação da aluna com deficiência. Como resultados dessa intervenção, podem ser citados a participação da aluna durante todo o desenvolvimento da aula, interação com a professora, questionamento da discente quanto ao material trabalhado e a resolução rápida e confiante da atividade proposta. Diante disso, comprovamos que, com o uso adequado de recursos e material adaptado, o aluno pode entender melhor o conteúdo da aula, participar das atividades e alcançar os objetivos propostos pelo professor
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão
Adaptação de material didático
Paralisia cerebral e ensino de ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10873
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons