Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10873
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandarodriguesantunes.pdf635.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Sebastião Luiz Petronilho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAntunes, Fernanda Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:09:11Z-
dc.date.available2019-05-12-
dc.date.available2019-09-24T14:09:11Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10873-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA adaptação de material didático para alunos com deficiência, geralmente é uma tarefa questionada pelos professores, devido à falta de tempo, dificuldade em executar tal ação e obter o sucesso esperado com o aluno. Nesse trabalho conseguimos desenvolver uma atividade que pode ser utilizada com discentes com deficiência e também com todos os alunos da turma regular. Nessa proposta de intervenção foi utilizada uma célula em 3D e alguns exercícios para que uma aluna, com paralisia cerebral, que apresenta dificuldades na comunicação e interação, pudesse participar de uma atividade com esse recurso confeccionado para ela. O objetivo do trabalho, então, é contribuir com o processo de aprendizagem e avaliação da aluna com deficiência. Como resultados dessa intervenção, podem ser citados a participação da aluna durante todo o desenvolvimento da aula, interação com a professora, questionamento da discente quanto ao material trabalhado e a resolução rápida e confiante da atividade proposta. Diante disso, comprovamos que, com o uso adequado de recursos e material adaptado, o aluno pode entender melhor o conteúdo da aula, participar das atividades e alcançar os objetivos propostos pelo professorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAdaptação de material didáticopt_BR
dc.subjectParalisia cerebral e ensino de ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAdaptação de material didático da disciplina de ciências para uma aluna com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons