https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10873
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernandarodriguesantunes.pdf | 635.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Sebastião Luiz Petronilho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Antunes, Fernanda Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:09:11Z | - |
dc.date.available | 2019-05-12 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10873 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A adaptação de material didático para alunos com deficiência, geralmente é uma tarefa questionada pelos professores, devido à falta de tempo, dificuldade em executar tal ação e obter o sucesso esperado com o aluno. Nesse trabalho conseguimos desenvolver uma atividade que pode ser utilizada com discentes com deficiência e também com todos os alunos da turma regular. Nessa proposta de intervenção foi utilizada uma célula em 3D e alguns exercícios para que uma aluna, com paralisia cerebral, que apresenta dificuldades na comunicação e interação, pudesse participar de uma atividade com esse recurso confeccionado para ela. O objetivo do trabalho, então, é contribuir com o processo de aprendizagem e avaliação da aluna com deficiência. Como resultados dessa intervenção, podem ser citados a participação da aluna durante todo o desenvolvimento da aula, interação com a professora, questionamento da discente quanto ao material trabalhado e a resolução rápida e confiante da atividade proposta. Diante disso, comprovamos que, com o uso adequado de recursos e material adaptado, o aluno pode entender melhor o conteúdo da aula, participar das atividades e alcançar os objetivos propostos pelo professor | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Adaptação de material didático | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral e ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Adaptação de material didático da disciplina de ciências para uma aluna com paralisia cerebral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License