https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10845
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
felipevargasdasilva.pdf | 909.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Docência em travessias: quem formação docente pensa que é? |
Autor(es): | Silva, Felipe Vargas da |
Orientador: | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento |
Miembros Examinadores: | Clareto, Sônia Maria |
Miembros Examinadores: | Santos, João Ricardo Viola dos |
Resumo: | Como alguém se torna docente? Um pesquisar trama com jogos de forças. Junto a uma sala de aula de formação de professores, uma formação acontece. Uma formação atenta aos processos de subjetividade que vão engendrando modos de ser docente. Um pesquisar em educação atento aos movimentos que uma sala de aula carrega. Em contiguidade com as filosofias da diferença, um pesquisar em educação mergulha nos porões da formação e investiga, torce e esgarça procedimentos institucionais que movimentam uma sociedade e vão produzindo modos de resistência. Num exercício de produzir-se, um pesquisar em educação se lança aos desafios de afirmar vida potente em meio aos jogos de força que estão instaurados e querem se instituir. Um pesquisar em educação baila com forças e encontra seus limites, suas fugas, suas barreiras, suas fronteiras suas múltiplas entradas e saídas, afirmando modos de vidas potentes. Quem formação docente pensa que é? Uma formação sem sujeito, uma formação sem identidade, uma formação sem centro, uma formação sem norte. Quem formação docente pensa que é? |
Resumen : | How someone becomes a teacher? A research interacts with a game of strength. In a teacher formation class, the formation happens. A formation that is focused on a subjective process, which merges different ways of being a teacher. A research in education that pays attention to the movements that happens in the classroom. Together with the Philosophies of Difference, the research in education goes deeper in the process of formation, investigating, turning and ripping the educational process that moves the society and produces ways of resistance. In an exercise of producing yourself, a research in education focus on the challenges of declaring powerful life among games of strengths that are established and that are eager to be institute. A research in education dances with forces and reach its limits, its escapes, its barriers, its borders, its multiple entrances and its exists, affirming ways of powerful lives. Who teacher formation thinks it is? A formation without subject, a formation without identity, a formation without center, a formation without direction. Who teacher formation thinks it is? |
Palabras clave : | Formação Processos de subjetividade Filosofia da diferença Formation Subjective process Philosophy of difference |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10845 |
Fecha de publicación : | 28-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons