Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10845
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipevargasdasilva.pdf909.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee2Santos, João Ricardo Viola dos-
dc.creatorSilva, Felipe Vargas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T12:46:35Z-
dc.date.available2019-09-18-
dc.date.available2019-09-24T12:46:35Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10845-
dc.description.abstractHow someone becomes a teacher? A research interacts with a game of strength. In a teacher formation class, the formation happens. A formation that is focused on a subjective process, which merges different ways of being a teacher. A research in education that pays attention to the movements that happens in the classroom. Together with the Philosophies of Difference, the research in education goes deeper in the process of formation, investigating, turning and ripping the educational process that moves the society and produces ways of resistance. In an exercise of producing yourself, a research in education focus on the challenges of declaring powerful life among games of strengths that are established and that are eager to be institute. A research in education dances with forces and reach its limits, its escapes, its barriers, its borders, its multiple entrances and its exists, affirming ways of powerful lives. Who teacher formation thinks it is? A formation without subject, a formation without identity, a formation without center, a formation without direction. Who teacher formation thinks it is?pt_BR
dc.description.resumoComo alguém se torna docente? Um pesquisar trama com jogos de forças. Junto a uma sala de aula de formação de professores, uma formação acontece. Uma formação atenta aos processos de subjetividade que vão engendrando modos de ser docente. Um pesquisar em educação atento aos movimentos que uma sala de aula carrega. Em contiguidade com as filosofias da diferença, um pesquisar em educação mergulha nos porões da formação e investiga, torce e esgarça procedimentos institucionais que movimentam uma sociedade e vão produzindo modos de resistência. Num exercício de produzir-se, um pesquisar em educação se lança aos desafios de afirmar vida potente em meio aos jogos de força que estão instaurados e querem se instituir. Um pesquisar em educação baila com forças e encontra seus limites, suas fugas, suas barreiras, suas fronteiras suas múltiplas entradas e saídas, afirmando modos de vidas potentes. Quem formação docente pensa que é? Uma formação sem sujeito, uma formação sem identidade, uma formação sem centro, uma formação sem norte. Quem formação docente pensa que é?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProcessos de subjetividadept_BR
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectSubjective processpt_BR
dc.subjectPhilosophy of differencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDocência em travessias: quem formação docente pensa que é?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons