Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10819
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mercedesdesouzabanzatto.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da tecnologia da informação e da comunicação para o ensino de geografia na educação básica
Autor(es): Banzatto, Mercedes de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Andrea Silveira de
Membro da banca: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O intuito deste plano de aula é trabalhar com os alunos o conteúdo Brasil e África, nossa descendência, no contexto do componente curricular de Geografia. Além de possibilitar o conhecimento acerca da questão de ancestralidade e heranças étnicas culturais, a riqueza de conhecimentos, é importante a inserção do uso das Tics como ferramenta de pesquisa a fim de complementar método de aula tradicional. O próprio livro didático não está atualizado por se tratar de um material que foi impresso há quatro anos. Em termos históricos, seria coeso, porém na atualidade de estudo dos alunos está ultrapassado pelo fato das mudanças e evoluções políticas, econômicas, sociais, culturais e até geográficas tanto em relação ao Brasil quanto a África. Inovar, no método de aprendizagem se torna desafiador tanto para o professor quanto para o aluno, uma vez que os processos convencionais de ensino e aprendizagem já não atendem mais às demandas da sociedade moderna. O impacto da tecnologia nas relações pessoais, sociais e econômicas é sensível e dinâmico. O tempo todo somos obrigados a adaptar nossas vidas às transformações da era da informação e do conhecimento, que evolui em grande escala e ritmo acelerado. Usar a tecnologia de modo eficaz torna o aluno mais ativo e engajado, por meio da oferta de recursos mais atrativos. Lecionar de uma maneira nova e divertida, utilizando a tecnologia é renovar conceitos, métodos e valores. O plano de aula baseia-se em atualizações que o livro didático em uso não possui, em trabalhar em grupo lidando com diferenças e desafios, a utilização de sites de busca e pesquisa utilizando a internet no intuito de explorar novos conhecimentos. A conscientização seria aprender a aprender e assim ampliar saberes de formas e recursos diferenciados. Adaptar a educação tradicional com a utilização do uso de tecnologias.
Abstract: -
Palavras-chave: Tecnologia
Inserção
Desafio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10819
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons