Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10819
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mercedesdesouzabanzatto.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Andrea Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.creatorBanzatto, Mercedes de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T11:38:13Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-24T11:38:13Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10819-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO intuito deste plano de aula é trabalhar com os alunos o conteúdo Brasil e África, nossa descendência, no contexto do componente curricular de Geografia. Além de possibilitar o conhecimento acerca da questão de ancestralidade e heranças étnicas culturais, a riqueza de conhecimentos, é importante a inserção do uso das Tics como ferramenta de pesquisa a fim de complementar método de aula tradicional. O próprio livro didático não está atualizado por se tratar de um material que foi impresso há quatro anos. Em termos históricos, seria coeso, porém na atualidade de estudo dos alunos está ultrapassado pelo fato das mudanças e evoluções políticas, econômicas, sociais, culturais e até geográficas tanto em relação ao Brasil quanto a África. Inovar, no método de aprendizagem se torna desafiador tanto para o professor quanto para o aluno, uma vez que os processos convencionais de ensino e aprendizagem já não atendem mais às demandas da sociedade moderna. O impacto da tecnologia nas relações pessoais, sociais e econômicas é sensível e dinâmico. O tempo todo somos obrigados a adaptar nossas vidas às transformações da era da informação e do conhecimento, que evolui em grande escala e ritmo acelerado. Usar a tecnologia de modo eficaz torna o aluno mais ativo e engajado, por meio da oferta de recursos mais atrativos. Lecionar de uma maneira nova e divertida, utilizando a tecnologia é renovar conceitos, métodos e valores. O plano de aula baseia-se em atualizações que o livro didático em uso não possui, em trabalhar em grupo lidando com diferenças e desafios, a utilização de sites de busca e pesquisa utilizando a internet no intuito de explorar novos conhecimentos. A conscientização seria aprender a aprender e assim ampliar saberes de formas e recursos diferenciados. Adaptar a educação tradicional com a utilização do uso de tecnologias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInserçãopt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso da tecnologia da informação e da comunicação para o ensino de geografia na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons