Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10819
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mercedesdesouzabanzatto.pdf1.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O uso da tecnologia da informação e da comunicação para o ensino de geografia na educação básica
Autor(es): Banzatto, Mercedes de Souza
Orientador: Souza, Andrea Silveira de
Miembros Examinadores: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O intuito deste plano de aula é trabalhar com os alunos o conteúdo Brasil e África, nossa descendência, no contexto do componente curricular de Geografia. Além de possibilitar o conhecimento acerca da questão de ancestralidade e heranças étnicas culturais, a riqueza de conhecimentos, é importante a inserção do uso das Tics como ferramenta de pesquisa a fim de complementar método de aula tradicional. O próprio livro didático não está atualizado por se tratar de um material que foi impresso há quatro anos. Em termos históricos, seria coeso, porém na atualidade de estudo dos alunos está ultrapassado pelo fato das mudanças e evoluções políticas, econômicas, sociais, culturais e até geográficas tanto em relação ao Brasil quanto a África. Inovar, no método de aprendizagem se torna desafiador tanto para o professor quanto para o aluno, uma vez que os processos convencionais de ensino e aprendizagem já não atendem mais às demandas da sociedade moderna. O impacto da tecnologia nas relações pessoais, sociais e econômicas é sensível e dinâmico. O tempo todo somos obrigados a adaptar nossas vidas às transformações da era da informação e do conhecimento, que evolui em grande escala e ritmo acelerado. Usar a tecnologia de modo eficaz torna o aluno mais ativo e engajado, por meio da oferta de recursos mais atrativos. Lecionar de uma maneira nova e divertida, utilizando a tecnologia é renovar conceitos, métodos e valores. O plano de aula baseia-se em atualizações que o livro didático em uso não possui, em trabalhar em grupo lidando com diferenças e desafios, a utilização de sites de busca e pesquisa utilizando a internet no intuito de explorar novos conhecimentos. A conscientização seria aprender a aprender e assim ampliar saberes de formas e recursos diferenciados. Adaptar a educação tradicional com a utilização do uso de tecnologias.
Resumen : -
Palabras clave : Tecnologia
Inserção
Desafio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10819
Fecha de publicación : 27-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons