https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10788
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
denilcedasilvamarconato.pdf | 294.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensino de língua portuguesa e as TICS: um plano com blog |
Author: | Marconato, Denilce da Silva |
First Advisor: | Machado, Carla Silva |
Referee Member: | Costa, Amanda Cristina Bastos |
Resumo: | As TICs são elementos muito importantes na sociedade globalizada atual. É importante que a escola seja capaz de criar pontes que ligam as tecnologias ao ensino, proporcionando ao aluno oportunidades de criar, interagir, e, ao mesmo tempo, aprender a melhor maneira de utilizar as ferramentas midiáticas e tecnológicas a seu favor, promovendo, por exemplo, práticas diferenciadas de alfabetização e letramento, principalmente na língua portuguesa. O professor, em seu papel de mediador, em muito contribui para criar formas de proporcionar um ensino diferenciado e inovador. O presente trabalho apresenta um plano de aula voltado para o uso das TICs nas aulas de língua portuguesa a partir da criação de um blog, que permitirá a escrita por parte dos alunos para exercitarem sua criatividade e autonomia. Neste sentido, o professor será o mediador das atividades, ajudando a sanar as dúvidas em relação à escrita partindo de uma atividade que faz parte do cotidiano dos jovens: o acesso à internet. |
Abstract: | - |
Keywords: | Blog Língua portuguesa Escrita Autoria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10788 |
Issue Date: | 27-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License