Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliveltoaparecidoguimaraes.pdf212.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O quadrilátero ferrífero apreendido de forma ativa
Autor(es): Guimarães, Elivelto Aparecido
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-orientador: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: Um dos grandes desafios da educação escolar sempre foi a aprendizagem, objetivo principal da permanência de cada estudante nas instituições educacionais, questão ainda mais premente nos nossos dias. Um dos vários caminhos é tentar aproximar a escola da vida cotidiana deste estudante que hoje está muito afeito à presença quase que ubíqua das chamadas tecnologias de informação e comunicação. Nesta tentativa de aproximação destes dois universos é que a proposta de aula aqui descrita se debruçou sobre o tema “o Quadrilátero Ferrífero”, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar e utilizando a linha da inovação sustentada, juntando novas metodologias, como a da aula invertida e laboratório rotacional, contando com a inserção das TICs, especialmente o YouTube associado a metodologias mais tradicionais como aulas expositivo-dialogadas, incluindo até mesmo um trabalho de campo. Este plano de aula traz inúmeras possibilidades, adaptando-se às várias realidades das escolas brasileiras. Importante dizer que as metodologias ativas procuram dar maior protagonismo aos educandos, buscando motivá-los a participarem de todo o processo, tornando-se corresponsáveis por sua aprendizagem. Nesse sentido, o comprometimento das partes, especialmente do professor, é fundamental para consecução do objetivo fundamental da educação escolar que é a aprendizagem.
Abstract: -
Palavras-chave: Aprendizagem quadrilátero ferrífero
Inovação sustentada
TICs
YouTube
Trabalho de campo
Metodologias ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Data do documento: 18-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons