Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eliveltoaparecidoguimaraes.pdf212.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O quadrilátero ferrífero apreendido de forma ativa
Author: Guimarães, Elivelto Aparecido
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-Advisor: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: Um dos grandes desafios da educação escolar sempre foi a aprendizagem, objetivo principal da permanência de cada estudante nas instituições educacionais, questão ainda mais premente nos nossos dias. Um dos vários caminhos é tentar aproximar a escola da vida cotidiana deste estudante que hoje está muito afeito à presença quase que ubíqua das chamadas tecnologias de informação e comunicação. Nesta tentativa de aproximação destes dois universos é que a proposta de aula aqui descrita se debruçou sobre o tema “o Quadrilátero Ferrífero”, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar e utilizando a linha da inovação sustentada, juntando novas metodologias, como a da aula invertida e laboratório rotacional, contando com a inserção das TICs, especialmente o YouTube associado a metodologias mais tradicionais como aulas expositivo-dialogadas, incluindo até mesmo um trabalho de campo. Este plano de aula traz inúmeras possibilidades, adaptando-se às várias realidades das escolas brasileiras. Importante dizer que as metodologias ativas procuram dar maior protagonismo aos educandos, buscando motivá-los a participarem de todo o processo, tornando-se corresponsáveis por sua aprendizagem. Nesse sentido, o comprometimento das partes, especialmente do professor, é fundamental para consecução do objetivo fundamental da educação escolar que é a aprendizagem.
Abstract: -
Keywords: Aprendizagem quadrilátero ferrífero
Inovação sustentada
TICs
YouTube
Trabalho de campo
Metodologias ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Issue Date: 18-May-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons