Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
eliveltoaparecidoguimaraes.pdf212.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O quadrilátero ferrífero apreendido de forma ativa
Autor(es): Guimarães, Elivelto Aparecido
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-orientador: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: Um dos grandes desafios da educação escolar sempre foi a aprendizagem, objetivo principal da permanência de cada estudante nas instituições educacionais, questão ainda mais premente nos nossos dias. Um dos vários caminhos é tentar aproximar a escola da vida cotidiana deste estudante que hoje está muito afeito à presença quase que ubíqua das chamadas tecnologias de informação e comunicação. Nesta tentativa de aproximação destes dois universos é que a proposta de aula aqui descrita se debruçou sobre o tema “o Quadrilátero Ferrífero”, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar e utilizando a linha da inovação sustentada, juntando novas metodologias, como a da aula invertida e laboratório rotacional, contando com a inserção das TICs, especialmente o YouTube associado a metodologias mais tradicionais como aulas expositivo-dialogadas, incluindo até mesmo um trabalho de campo. Este plano de aula traz inúmeras possibilidades, adaptando-se às várias realidades das escolas brasileiras. Importante dizer que as metodologias ativas procuram dar maior protagonismo aos educandos, buscando motivá-los a participarem de todo o processo, tornando-se corresponsáveis por sua aprendizagem. Nesse sentido, o comprometimento das partes, especialmente do professor, é fundamental para consecução do objetivo fundamental da educação escolar que é a aprendizagem.
Resumen : -
Palabras clave : Aprendizagem quadrilátero ferrífero
Inovação sustentada
TICs
YouTube
Trabalho de campo
Metodologias ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10785
Fecha de publicación : 18-may-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons