Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10773
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cintiaalcantaradearaujo.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reestruturação da educação através do ensino híbrido: sala de aula invertida e rotação por estações como estratégia pedagógica no ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Cíntia Alcantara de
Primeiro Orientador: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Costa, Amanda Cristina Bastos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades que abordam Metodologias Ativas, o Ensino Híbrido e dois de seus modelos: Rotação por Estações e Sala de Aula Invertida, no ensino fundamental de uma escola pública, além de apresentar aos docentes possibilidades para planejar e inovar suas experiências com ensino híbrido em qualquer disciplina. O tema abordado sugere substituir e inovar o ensino em caráter mundial, devido à combinação da aprendizagem on-line e off-line, e também por nos apresentar estratégias que favorecem a personalização do ensino, autonomia, capacitação crítica e reflexiva dos estudantes, características estas de aspectos extremante relevante nos dias de hoje. A metodologia abordada consistiu na coleta da literatura atual, com as definições, experiências e sugestões de sites para aprofundamento dos dois modelos de ensino híbrido, para que o leitor possa conhecer este relevante tema, caso decida por uma possível implementação destas modalidades. Como resultado, a pesquisa oferece um plano de aula de língua portuguesa com possibilidade de adequação em outros temas e em outras disciplinas, com base nos dois modelos, visto que os processos de ensino e aprendizagem tradicionais não condizem com a realidade do mundo contemporâneo, tão pouco ao perfil do aluno do século XXI denominados nativos digitais, então aborda o surgimento do ensino híbrido, modalidade de ensino que mescla ensino presencial (tradicional) e ensino on-line (e-learning) como grande potencial de atendimento a demanda atual, ressaltando a importância em reestruturar o ensino tradicional através de metodologias ativas que atendam à demanda atual.
Abstract: -
Palavras-chave: Ensino híbrido
Rotação por estações
Sala de aula invertida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10773
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons