https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elciemariademelosouza.pdf | 370.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de escolarização sob a perspectiva inclusiva: o ensino de matemática para um aluno com deficiência |
Autor(es): | Souza, Elcie Maria de Melo |
Primeiro Orientador: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Membro da banca: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Membro da banca: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo relatar e propor Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um aluno diagnosticado com Transtorno Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Dow (SD) a fim de amenizar as dificuldades de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende- se expor como a progressão escolar reflete no processo de aprendizagem dos alunos, focalizando aqueles com necessidades especiais. Para isso, foi realizado um trabalho conjunto com o Atendimento Educacional Especializado com intuito de buscar alternativas, para que o aluno interagisse da melhor forma dentro da sala de aula. Para a intervenção pedagógica optou-se pela utilização do “Material Dourado”, recurso de fácil manipulação que traz inúmeros benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo condições para que o aluno absorvesse com mais facilidade a proposta de ensino e as atividades realizadas para melhor compreensão do conteúdo da disciplina de matemática. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Progressão escolar Inclusão Material dourado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons