https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elciemariademelosouza.pdf | 370.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O processo de escolarização sob a perspectiva inclusiva: o ensino de matemática para um aluno com deficiência |
Author: | Souza, Elcie Maria de Melo |
First Advisor: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Referee Member: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Referee Member: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo relatar e propor Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um aluno diagnosticado com Transtorno Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Dow (SD) a fim de amenizar as dificuldades de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende- se expor como a progressão escolar reflete no processo de aprendizagem dos alunos, focalizando aqueles com necessidades especiais. Para isso, foi realizado um trabalho conjunto com o Atendimento Educacional Especializado com intuito de buscar alternativas, para que o aluno interagisse da melhor forma dentro da sala de aula. Para a intervenção pedagógica optou-se pela utilização do “Material Dourado”, recurso de fácil manipulação que traz inúmeros benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo condições para que o aluno absorvesse com mais facilidade a proposta de ensino e as atividades realizadas para melhor compreensão do conteúdo da disciplina de matemática. |
Abstract: | - |
Keywords: | Progressão escolar Inclusão Material dourado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746 |
Issue Date: | 25-May-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License