Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elciemariademelosouza.pdf370.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O processo de escolarização sob a perspectiva inclusiva: o ensino de matemática para um aluno com deficiência
Author: Souza, Elcie Maria de Melo
First Advisor: Almeida, Neil Franco Pereira de
Referee Member: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Resumo: O presente estudo tem por objetivo relatar e propor Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um aluno diagnosticado com Transtorno Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Dow (SD) a fim de amenizar as dificuldades de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende- se expor como a progressão escolar reflete no processo de aprendizagem dos alunos, focalizando aqueles com necessidades especiais. Para isso, foi realizado um trabalho conjunto com o Atendimento Educacional Especializado com intuito de buscar alternativas, para que o aluno interagisse da melhor forma dentro da sala de aula. Para a intervenção pedagógica optou-se pela utilização do “Material Dourado”, recurso de fácil manipulação que traz inúmeros benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo condições para que o aluno absorvesse com mais facilidade a proposta de ensino e as atividades realizadas para melhor compreensão do conteúdo da disciplina de matemática.
Abstract: -
Keywords: Progressão escolar
Inclusão
Material dourado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons