Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão do aluno surdo: relações e funções estabelecidas pelo educador e intérprete de libras
Autor(es): Resende, Camila Takenaka de
Primeiro Orientador: Mendes, Rodrigo Geraldo
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Jesus, Alan Willian de
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto contribuir para uma melhor atuação dos profissionais que trabalham com alunos surdos visando uma educação inclusiva de qualidade. Assim, realizamos uma reflexão a respeito da educação inclusiva por meio do papel dos diferentes sujeitos envolvidos no ato educativo. Com o intuito de verificar como acontece a inclusão dos alunos foi apresentado embasamentos teóricos por meio de um histórico das políticas públicas de inclusão na área da surdez, das leis vigentes e de documentos cedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com o objetivo de investigar a realidade da inclusão de alunos surdos na PBH realizou-se entrevistas com docentes e intérpretes e a partir do exposto foi proposto uma intervenção na escola. Como proposta de intervenção foi realizada uma reunião com o grupo de professores, intérpretes e instrutores para discussão e apresentação de um “Caderno informativo para profissionais que atuam com estudantes surdos” que foi elaborado a partir das análises das entrevistas com a finalidade de socializar as principais informações acerca das funções, papéis e atribuições dos profissionais que atuam com o estudante surdo.
Abstract: -
Palavras-chave: Intérprete de Libras
Educação inclusiva
Surdez
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons