Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A inclusão do aluno surdo: relações e funções estabelecidas pelo educador e intérprete de libras
Author: Resende, Camila Takenaka de
First Advisor: Mendes, Rodrigo Geraldo
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Jesus, Alan Willian de
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto contribuir para uma melhor atuação dos profissionais que trabalham com alunos surdos visando uma educação inclusiva de qualidade. Assim, realizamos uma reflexão a respeito da educação inclusiva por meio do papel dos diferentes sujeitos envolvidos no ato educativo. Com o intuito de verificar como acontece a inclusão dos alunos foi apresentado embasamentos teóricos por meio de um histórico das políticas públicas de inclusão na área da surdez, das leis vigentes e de documentos cedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com o objetivo de investigar a realidade da inclusão de alunos surdos na PBH realizou-se entrevistas com docentes e intérpretes e a partir do exposto foi proposto uma intervenção na escola. Como proposta de intervenção foi realizada uma reunião com o grupo de professores, intérpretes e instrutores para discussão e apresentação de um “Caderno informativo para profissionais que atuam com estudantes surdos” que foi elaborado a partir das análises das entrevistas com a finalidade de socializar as principais informações acerca das funções, papéis e atribuições dos profissionais que atuam com o estudante surdo.
Abstract: -
Keywords: Intérprete de Libras
Educação inclusiva
Surdez
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons