https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275813674019327 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.creator | Resende, Camila Takenaka de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0635587951737099 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T14:38:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10 | - |
dc.date.available | 2019-09-10T14:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como pressuposto contribuir para uma melhor atuação dos profissionais que trabalham com alunos surdos visando uma educação inclusiva de qualidade. Assim, realizamos uma reflexão a respeito da educação inclusiva por meio do papel dos diferentes sujeitos envolvidos no ato educativo. Com o intuito de verificar como acontece a inclusão dos alunos foi apresentado embasamentos teóricos por meio de um histórico das políticas públicas de inclusão na área da surdez, das leis vigentes e de documentos cedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com o objetivo de investigar a realidade da inclusão de alunos surdos na PBH realizou-se entrevistas com docentes e intérpretes e a partir do exposto foi proposto uma intervenção na escola. Como proposta de intervenção foi realizada uma reunião com o grupo de professores, intérpretes e instrutores para discussão e apresentação de um “Caderno informativo para profissionais que atuam com estudantes surdos” que foi elaborado a partir das análises das entrevistas com a finalidade de socializar as principais informações acerca das funções, papéis e atribuições dos profissionais que atuam com o estudante surdo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intérprete de Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A inclusão do aluno surdo: relações e funções estabelecidas pelo educador e intérprete de libras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License