Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10709
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilenealvessobrinhoribeiro.pdf596.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de estatística: uma sequência didática para o ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Marilene Alves Sobrinho
Primeiro Orientador: Souza, Andréa Silveira de
Co-orientador: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino da Estatística em turmas de 9º ano do ensino fundamental em que se utilizem as tecnologias de informação e comunicação. Através da metodologia ativa da sala de aula invertida os estudantes tem a oportunidade de construir o caminho de seu conhecimento e fazer a correlação com situações do cotidiano. Para isso sugere-se a utilização do recurso Webquest para o estudo orientado dos conceitos pertinentes ao assunto tais como: população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, medidas de tendência central e medidas de dispersão, entre outros. Como tarefa da referida Webquest propõe-se uma atividade prática, a ser executada em grupos: a elaboração e a execução de uma pesquisa de opinião que envolva temas de interesse dos discentes, como as problemáticas da vivência e da convivência com seus pares e com outros, educação ambiental, educação financeira, diversidade religiosa, diversidade nas relações afetivas, e outros temas que podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar com componentes curriculares de outras áreas do sistema de ensino.
Abstract: -
Palavras-chave: TIC
Sala de aula invertida
Webquest
Estatística
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10709
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons