https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10709
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marilenealvessobrinhoribeiro.pdf | 596.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2048874154511835 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2307361214531921 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Marilene Alves Sobrinho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:07:15Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10709 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino da Estatística em turmas de 9º ano do ensino fundamental em que se utilizem as tecnologias de informação e comunicação. Através da metodologia ativa da sala de aula invertida os estudantes tem a oportunidade de construir o caminho de seu conhecimento e fazer a correlação com situações do cotidiano. Para isso sugere-se a utilização do recurso Webquest para o estudo orientado dos conceitos pertinentes ao assunto tais como: população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, medidas de tendência central e medidas de dispersão, entre outros. Como tarefa da referida Webquest propõe-se uma atividade prática, a ser executada em grupos: a elaboração e a execução de uma pesquisa de opinião que envolva temas de interesse dos discentes, como as problemáticas da vivência e da convivência com seus pares e com outros, educação ambiental, educação financeira, diversidade religiosa, diversidade nas relações afetivas, e outros temas que podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar com componentes curriculares de outras áreas do sistema de ensino. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject | Webquest | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de estatística: uma sequência didática para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License