Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10709
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marilenealvessobrinhoribeiro.pdf596.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2048874154511835pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307361214531921pt_BR
dc.creatorRibeiro, Marilene Alves Sobrinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:07:15Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:07:15Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10709-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino da Estatística em turmas de 9º ano do ensino fundamental em que se utilizem as tecnologias de informação e comunicação. Através da metodologia ativa da sala de aula invertida os estudantes tem a oportunidade de construir o caminho de seu conhecimento e fazer a correlação com situações do cotidiano. Para isso sugere-se a utilização do recurso Webquest para o estudo orientado dos conceitos pertinentes ao assunto tais como: população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, medidas de tendência central e medidas de dispersão, entre outros. Como tarefa da referida Webquest propõe-se uma atividade prática, a ser executada em grupos: a elaboração e a execução de uma pesquisa de opinião que envolva temas de interesse dos discentes, como as problemáticas da vivência e da convivência com seus pares e com outros, educação ambiental, educação financeira, diversidade religiosa, diversidade nas relações afetivas, e outros temas que podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar com componentes curriculares de outras áreas do sistema de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de estatística: uma sequência didática para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons