https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leniaparecidapereiraalmeida.pdf | 304.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso de tecnologias: construindo um novo paradigma na educação básica |
Autor(es): | Almeida, Leni Aparecida Pereira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Membro da banca: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Barros, Juliana de Carvalho |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade desenvolver um Plano de Aula fundamentado para ensinar aos alunos do sexto Ano do Ensino Fundamental uma forma mais divertida e atrativa de se desenvolver a leitura em sala de aula e fora dela. Para se cumprir esse objetivo, o Plano de Aula foi realizado em dez aulas que tiveram como principal recurso pedagógico o uso de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Embasados nos estudos sobre leitura de Martins (1994), que diagnosticou que ela está se tornando um ato em desuso pela maioria da população brasileira, e consequentemente pelos alunos atendidos na escola; e com base nos estudos de Morán (2015) e França (2018), que apontam que para reverter essa realidade a tecnologia na educação pode se tornar uma grande aliada pedagógica para se elevar e consequentemente garantir mais motivação em sala de aula, facilitando, dessa forma, o desempenho de leitura dos alunos. O presente Plano de Aula justificou-se, dessa maneira, pela necessidade ascendente de se promover uma leitura mais dinâmica em sala de aula, promovendo uma interação entre os saberes da vida cotidiana dos alunos e os saberes escolares, por meio de estratégias pedagógicas que privilegiaram a utilização das tecnologias de informação constantemente mediadas pela intervenção do professor, a fim de se garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação Tecnologias Leitura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695 |
Data do documento: | 18-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons