https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leniaparecidapereiraalmeida.pdf | 304.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Juliana de Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Leni Aparecida Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:43:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:43:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade desenvolver um Plano de Aula fundamentado para ensinar aos alunos do sexto Ano do Ensino Fundamental uma forma mais divertida e atrativa de se desenvolver a leitura em sala de aula e fora dela. Para se cumprir esse objetivo, o Plano de Aula foi realizado em dez aulas que tiveram como principal recurso pedagógico o uso de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Embasados nos estudos sobre leitura de Martins (1994), que diagnosticou que ela está se tornando um ato em desuso pela maioria da população brasileira, e consequentemente pelos alunos atendidos na escola; e com base nos estudos de Morán (2015) e França (2018), que apontam que para reverter essa realidade a tecnologia na educação pode se tornar uma grande aliada pedagógica para se elevar e consequentemente garantir mais motivação em sala de aula, facilitando, dessa forma, o desempenho de leitura dos alunos. O presente Plano de Aula justificou-se, dessa maneira, pela necessidade ascendente de se promover uma leitura mais dinâmica em sala de aula, promovendo uma interação entre os saberes da vida cotidiana dos alunos e os saberes escolares, por meio de estratégias pedagógicas que privilegiaram a utilização das tecnologias de informação constantemente mediadas pela intervenção do professor, a fim de se garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias: construindo um novo paradigma na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License