Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leniaparecidapereiraalmeida.pdf304.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Juliana de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlmeida, Leni Aparecida Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:43:43Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:43:43Z-
dc.date.issued2019-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade desenvolver um Plano de Aula fundamentado para ensinar aos alunos do sexto Ano do Ensino Fundamental uma forma mais divertida e atrativa de se desenvolver a leitura em sala de aula e fora dela. Para se cumprir esse objetivo, o Plano de Aula foi realizado em dez aulas que tiveram como principal recurso pedagógico o uso de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Embasados nos estudos sobre leitura de Martins (1994), que diagnosticou que ela está se tornando um ato em desuso pela maioria da população brasileira, e consequentemente pelos alunos atendidos na escola; e com base nos estudos de Morán (2015) e França (2018), que apontam que para reverter essa realidade a tecnologia na educação pode se tornar uma grande aliada pedagógica para se elevar e consequentemente garantir mais motivação em sala de aula, facilitando, dessa forma, o desempenho de leitura dos alunos. O presente Plano de Aula justificou-se, dessa maneira, pela necessidade ascendente de se promover uma leitura mais dinâmica em sala de aula, promovendo uma interação entre os saberes da vida cotidiana dos alunos e os saberes escolares, por meio de estratégias pedagógicas que privilegiaram a utilização das tecnologias de informação constantemente mediadas pela intervenção do professor, a fim de se garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso de tecnologias: construindo um novo paradigma na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons