Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leniaparecidapereiraalmeida.pdf304.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso de tecnologias: construindo um novo paradigma na educação básica
Author: Almeida, Leni Aparecida Pereira
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Referee Member: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade desenvolver um Plano de Aula fundamentado para ensinar aos alunos do sexto Ano do Ensino Fundamental uma forma mais divertida e atrativa de se desenvolver a leitura em sala de aula e fora dela. Para se cumprir esse objetivo, o Plano de Aula foi realizado em dez aulas que tiveram como principal recurso pedagógico o uso de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Embasados nos estudos sobre leitura de Martins (1994), que diagnosticou que ela está se tornando um ato em desuso pela maioria da população brasileira, e consequentemente pelos alunos atendidos na escola; e com base nos estudos de Morán (2015) e França (2018), que apontam que para reverter essa realidade a tecnologia na educação pode se tornar uma grande aliada pedagógica para se elevar e consequentemente garantir mais motivação em sala de aula, facilitando, dessa forma, o desempenho de leitura dos alunos. O presente Plano de Aula justificou-se, dessa maneira, pela necessidade ascendente de se promover uma leitura mais dinâmica em sala de aula, promovendo uma interação entre os saberes da vida cotidiana dos alunos e os saberes escolares, por meio de estratégias pedagógicas que privilegiaram a utilização das tecnologias de informação constantemente mediadas pela intervenção do professor, a fim de se garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: -
Keywords: Educação
Tecnologias
Leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10695
Issue Date: 18-May-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons