Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10684
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jussaragreenhalghmendesdavid.pdf375.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas nos espaços escolares com a utilização de ferramentas digitais: pensando a alimentação escolar
Autor(es): David, Jussara Greenhalgh Mendes
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Co-orientador: Brigatte, Ana Maria
Membro da banca: Albuquerque, Henrique de Paiva
Resumo: As transformações ocorridas no mundo globalizado têm atingido diversos setores das sociedades e a Educação não foge a regra. As tecnologias da informação e da comunicação chegaram à escola apresentando um novo paradigma que configura o desafio atual da Educação: oferecer aos jovens da era digital uma aula mais interessante com a inserção da tecnologia e que contribua não só para sua formação acadêmica, mas para a vida. Partindo dessa premissa, o presente trabalho apresenta um plano de aula que propõe, por meio de metodologias ativas, o uso de ferramentas digitais como Design Thinking, Webquest, Padlet e a rede social facebook para o desenvolvimento das habilidades e competências para as disciplinas de Biologia e Matemática segundo a BNCC com uma turma da 2ª serie do Ensino Médio da educação integral da rede pública do Rio de Janeiro. O plano trata o tema “Alimentação escolar” sob os aspectos nutricionais, culturais e sociais desenvolvendo um projeto de intervenção no espaço escolar com a finalidade de uma formação que trabalhe o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Abstract: -
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ferramentas digitais
Protagonismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10684
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons