Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10684
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jussaragreenhalghmendesdavid.pdf375.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Metodologias ativas nos espaços escolares com a utilização de ferramentas digitais: pensando a alimentação escolar
Author: David, Jussara Greenhalgh Mendes
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Co-Advisor: Brigatte, Ana Maria
Referee Member: Albuquerque, Henrique de Paiva
Resumo: As transformações ocorridas no mundo globalizado têm atingido diversos setores das sociedades e a Educação não foge a regra. As tecnologias da informação e da comunicação chegaram à escola apresentando um novo paradigma que configura o desafio atual da Educação: oferecer aos jovens da era digital uma aula mais interessante com a inserção da tecnologia e que contribua não só para sua formação acadêmica, mas para a vida. Partindo dessa premissa, o presente trabalho apresenta um plano de aula que propõe, por meio de metodologias ativas, o uso de ferramentas digitais como Design Thinking, Webquest, Padlet e a rede social facebook para o desenvolvimento das habilidades e competências para as disciplinas de Biologia e Matemática segundo a BNCC com uma turma da 2ª serie do Ensino Médio da educação integral da rede pública do Rio de Janeiro. O plano trata o tema “Alimentação escolar” sob os aspectos nutricionais, culturais e sociais desenvolvendo um projeto de intervenção no espaço escolar com a finalidade de uma formação que trabalhe o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Abstract: -
Keywords: Metodologias ativas
Ferramentas digitais
Protagonismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10684
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons