https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10684
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jussaragreenhalghmendesdavid.pdf | 375.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Brigatte, Ana Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1062901299769173 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Albuquerque, Henrique de Paiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | David, Jussara Greenhalgh Mendes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0189414833169135 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:32:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:32:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10684 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | As transformações ocorridas no mundo globalizado têm atingido diversos setores das sociedades e a Educação não foge a regra. As tecnologias da informação e da comunicação chegaram à escola apresentando um novo paradigma que configura o desafio atual da Educação: oferecer aos jovens da era digital uma aula mais interessante com a inserção da tecnologia e que contribua não só para sua formação acadêmica, mas para a vida. Partindo dessa premissa, o presente trabalho apresenta um plano de aula que propõe, por meio de metodologias ativas, o uso de ferramentas digitais como Design Thinking, Webquest, Padlet e a rede social facebook para o desenvolvimento das habilidades e competências para as disciplinas de Biologia e Matemática segundo a BNCC com uma turma da 2ª serie do Ensino Médio da educação integral da rede pública do Rio de Janeiro. O plano trata o tema “Alimentação escolar” sob os aspectos nutricionais, culturais e sociais desenvolvendo um projeto de intervenção no espaço escolar com a finalidade de uma formação que trabalhe o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas nos espaços escolares com a utilização de ferramentas digitais: pensando a alimentação escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License