Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10679
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandalucianedeoliveira.pdf657.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
fernandalucianedeoliveira-cadernoanexo.pdf5.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uma experiência de ressignificação do papel da gramática na aula de português: mudanças na abordagem, nos recursos e nas crenças do professor
Autor(es): Oliveira, Fernanda Luciane de
Primeiro Orientador: Sampaio, Thais Fernandes
Membro da banca: Miranda, Neusa Salim
Membro da banca: Abritta, Carolina Scali
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido segundo os pressupostos teóricos da pesquisa-ação (ENGEL,2000); (THIOLLENT, 2011), é vinculado ao macroprojeto “O profissional professor de Português: sua formação e sua atuação na contemporaneidade”, desenvolvido concomitantemente no Mestrado profissional em Letras e no programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade federal de Juiz de Fora. Sendo um projeto de caráter interventivo, busca ressignificar a nossa prática docente, através de um processo reflexivo e do desenvolvimento de estratégias voltadas para a integração dos quatro eixos de ensino de Língua Portuguesa. As ações interventivas realizadas foram sustentadas por uma concepção interacionista da linguagem (ANTUNES 2003, 2007, 2014) e envolveram toda a nossa prática cotidiana de ensino de língua Portuguesa – leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística –, caracterizando-se como parte de um processo de mudança educacional, baseado na tríade: novas abordagens de ensino; uso de materiais novos ou revisados; alteração de crenças (FULLAN, 2009). Para fundamentar as mudanças propostas, buscamos orientações teóricas em Bakhtin (1992); Franchi (2006); Geraldi (2012); Mendonça (2006), bem como nos documentos parametrizadores do ensino no Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Currículo Básico Comum (2007); Base Nacional Curricular Comum (2017). Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos ainda a algumas discussões acerca da elaboração de planejamento de ensino (MENEGOLLA, 2014); (PILETTI, 2010). O projeto interventivo foi desenvolvido de agosto a novembro de 2018, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Barbacena (MG). Seguindo o modelo desenvolvido para os Trabalhos de Conclusão Final do PROFLETRAS/UFJF, o estudo ora apresentado tem como produto um Caderno Pedagógico acompanhado de um documento dissertativo. De modo geral, foi uma experiência bastante produtiva, para alunos por estarem em contato com um novo gênero e para a professora por ter alcançado maior autonomia e autoria em sua prática.
Abstract: The present work, developed according to the theoretical presuppositions of action research (ENGEL, 2000; THIOLLENT, 2011), is linked to the macro project "The Portuguese Teacher: his/her formation and actuation in the contemporaneity", concomitantly developed in the Master of Languages in the Graduation Linguistics Program at Federal University of Juiz de Fora. As an interventional project, it seeks to re-significate our teaching practice through a reflexive process and through strategies development which are aimed to integration of the four axes of Portuguese Language teaching. The intervention actions carried out, were supported by an interactionist conception of language (ANTUNES 2003, 2007, 2014) and involving all of our daily practice of Portuguese language teaching - reading, writing, speaking and linguistic reflection - characterized as part of an educational change , based in the triad: new teaching approaches; new or revised materials use; belief changes (FULLAN, 2009). To substantiate the proposed changes, we sought theoretical guidance in Bakhtin (1992); Franchi (2006); Geraldi (2012); Mendonça (2006), as well as in documents established as standard for Brazilian education: National Curricular Parameters (1998); Basic Common Curriculum (2007); National Common Curricular Base (2017). The development of the work, also turned to some discussions about the elaboration of teaching planning (MENEGOLLA, 2014); (PILETTI, 2010). The intervention project was developed from August to November 2018, in an 8th grade class of a public Elementary School in Barbacena, state of Minas Gerais. Following the developed model for the Graduation Final Paper of PROFLETRAS / UFJF, the presented study has as a product a Pedagogical Notebook followed with a dissertation document. Overall, it was a very productive experience for both, students and the teacher, since the former ones could experience a new teaching genre and the teacher had achieved better autonomy and authorship in her practice.
Palavras-chave: Eixos do ensino de língua portuguesa
Mudança educacional
Planejamento
Portuguese language teaching axes
Educational change
Planning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10679
Data do documento: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons