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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem de língua portuguesa – promovendo a educação linguística, ética e estética
Título(s) alternativo(s): Portuguese language learning -- promoting linguistic, ethical and aesthetic education
Autor(es): Vieira, Alyne Alves
Primeiro Orientador: Miranda, Neusa Salim
Membro da banca: Mathias, Érika Kelmer
Membro da banca: Botelho, Laura Silveira
Resumo: Este trabalho define-se como um Estudo de Caso (YIN, 2001), de natureza participativa e interventiva, Pesquisa-ação (MORIN, 2004; THIOLLENT, 2011), desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora -- PROFLETRAS/UFJF, cujo público-alvo são professores do Ensino Fundamental II de escolas públicas brasileiras. Integra-se ao macroprojeto “Ensino de Língua Portuguesa – da Formação docente à sala de aula” (MIRANDA, 2014, FAPEMIG CHE APQ 02584/14). Tem como objetivo promover a educação linguística, ética e estética em consonância com a construção de um Ambiente de aprendizagem fundamentado nas categorias Protagonismo discente (COSTA E VIEIRA, 2006), Autoria e Autoridade docentes (AQUINO, 1998; GERALDI, 2015; PRAIRAT, 2011 apud TEIXEIRA, 2014; SOARES, 2001), Redes de cooperação (NÓVOA, 2007; TOGNETTA e VINHA, 2007; TOMASELLO, 2003) e Modelagem (TOMASELLO, 2003; MIRANDA, 2006). Seu cenário investigativo é uma sala de aula de Língua Portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental, localizada no município de Santos Dumont, MG, composta por 29 alunos, em estado de desinteresse pelo aprendizado de sua língua materna, e uma professora-pesquisadora, em busca de um caminho autoral de reconstrução e profissionalização da própria prática. O presente projeto ancorou-se em fundamentos, modelos de análise, categorias e estratégias de ação construídos em rede de pesquisa no macroprojeto supracitado, compreendidos e replicados considerando as particularidades do lócus em questão. Neste percurso investigativo, as ações foram estruturadas em duas etapas: a primeira de cunho diagnóstico, por meio de dois instrumentos – um questionário socioeconômico e cultural e um relato de experiência discente em relação ao ensino de Língua Portuguesa em sua trajetória escolar; a segunda etapa, portanto, teve finalidade interventiva. Para as análises do discurso discente, segundo instrumento investigativo, adotou-se como base a Semântica de Frames (FILLMORE, 1975, 1977, 1982, 1985, apud MIRANDA e BERNARDO, 2013) e seu projeto lexicográfico computacional Framenet (https://framenet.icsi.berkeley.edu). Os resultados obtidos através da análise dos instrumentos (ausência de laços colaborativos, sentimento de incapacidade quanto à utilização da própria língua, necessidade de novas práticas leitoras) foram indicadores para a intervenção. A etapa interventiva, sustentada por uma concepção de linguagem como prática social (BAKHTIN, 2003; TRAVAGLIA, 2009; FIORIN, 2012), aconteceu pela confluência do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (KATO, 1990; SOLÉ, 1998; ANTUNES, 2009; CANDIDO, 2011; GERALDI, 2012; GALVÃO e AZEVEDO, 2015; COSSON, 2017), através de narrativas mitológicas, sendo possível, ao decorrer do processo, desenvolver capacidades e resgatar valores e, sobretudo, ampliar as práticas de letramento pela fruição e pela reflexão crítica e metalinguística. No reconfigurar do cenário de aprendizagem, foi alcançado novo estatuto docente, pela coragem de abandonar as práticas rotineiras e adquirir conhecimentos mais amplos sobre Educação e Ensino. Todo o processo interventivo deste Estudo de caso foi detalhado e justificado em um Caderno Pedagógico digital, seguindo modelo criado pelo PROFLETRAS – UFJF, no qual está anexado o documento dissertativo com as bases teóricas, metodológicas e análise diagnóstica comparativa e seus resultados interventivos.
Abstract: This work is defined as a Case Study (YIN, 2001), of the participatory and interventional nature, Research-action (MORIN, 2004; THIOLLENT, 2011), developed in the scope of the Professional Master's Degree in Letters of the Federal University of Juiz de Fora -- PROFLETRAS/UFJF, whose target audience are teachers of second cycle of Elementary School from brazilian public schools. It is integrated to the macroproject "Teaching of Portuguese Language -- from teacher education to classroom" (MIRANDA, 2014, FAPEMIG CHE APQ 02584/14). It aims to promote linguistic, ethical and aesthetic education in line with the construction of a learning environment based on the categories of Student’s Leadership (COSTA E VIEIRA, 2006), Teacher’s Authorship and Authority (AQUINO, 1998, GERALDI, 2015, PRAIRAT, 2011 apud TEIXEIRA, 2014; SOARES, 2001), Cooperation Networks (NÓVOA, 2007; TOGNETTA and VINHA, 2007; TOMASELLO, 2003) and Modeling (TOMASELLO, 2003; MIRANDA, 2006). Its research background is a Portuguese Language classroom of the 8th year of primary education, located in the city of Santos Dumont, MG, composed of 29 students, in condition of disinterest in learning their mother tongue, and a teacher-researcher, in search for an authorial path of reconstruction and professionalization of her own practice. The present project was rooted in principles, analysis models, action categories and strategies built in research network from the aforementioned macro-project, understood and replicated considering the particularities of the locus in question. In this investigative path, the actions were structured in two steps: the first of diagnostic nature, by means of two instruments -- a socioeconomic and cultural survey and a learner experience report on Portuguese Language teaching in their school life; the second part, therefore, had an interventional purpose. For the student discourse analysis, second research instrument, it was adopted as basis the Frames Semantics (FILLMORE, 1975, 1977, 1982, 1985, apud MIRANDA and BERNARD, 2013) and its computational lexicographic project Framenet (https://framenet .icsi.berkeley.edu). The results obtained through the analysis of the instruments (lack of collaborative ties, feeling of disability in relation to the own language use, need of new reading practices) were seen as guides for intervention. The intervention stage, supported by a concept of language as social practice (BAKHTIN, 2003; TRAVAGLIA, 2009; FIORIN, 2012), occurred by the confluence of the teaching of Portuguese Language and Literature (KATO, 1990; SOLÉ, 1998; ANTUNES, 2009; CANDIDO, 2011; GERALDI, 2012; GALVÃO e AZEVEDO, 2015; COSSON, 2017), through mythological narratives, being possible, along the process, to develop capacities and to recover values and, above all, to extend the practices of literacy by fruition and critical and metalinguistics reflection. In the reconfiguration of the learning scenario, it was reached a new teacher status, by the courage of leaving routine practices and gain broader knowledge about Education and Teaching. The whole intervention process of this Case Study was detailed and justified in a digital Pedagogical Journal, according to the model created by PROFLETRAS - UFJF, in which is attached the dissertative document with theoretical and methodological basis, comparative diagnostic analyzes and their interventional results.
Palavras-chave: Educação linguística
Ética
Estética
Ambiente de aprendizagem
Protagonismo discente
Autoria e autoridade docente
Rede de cooperação
Modelagem
Language education
Ethic
Aesthetics
Learning environment
Student leadership
Authorship and teaching authority
Network of cooperation
Modeling
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10677
Data do documento: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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