Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10652
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gustavocarrerachagas.pdf221.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação patrimonial: o fanzine como instrumento de estudo dos patrimônios coloniais da Baixada Santista
Autor(es): Chagas, Gustavo Carrera
Primeiro Orientador: Gonçalves, Leandro Pereira
Membro da banca: Christofoletti, Rodrigo
Resumo: O presente projeto de intervenção tem por objetivo fomentar entre os alunos de Ensino Fundamental II e Médio das redes particular e pública de ensino da região da Baixada Santista uma discussão acerca da importância e relevância do patrimônio histórico e cultural local tombado pelo IPHAN. Tais patrimônios tombados constituem-se, via de regra, por exemplares remanescentes do período colonial que auxiliam na interpretação da evolução social, política e econômica do litoral paulista. Tal discussão engloba aspectos teóricos acerca da importância do patrimônio edificado e da importância da salvaguarda dos bens patrimoniais para fim de preservação e também mostrar aos discentes um resumo e curiosidades sobre os conjuntos arquitetônicos trabalhados. O objetivo é de que ao fim dos trabalhos, os alunos estejam aptos para a montagem de um fanzine sobre os patrimônios trabalhados em sala de aula
Abstract: -
Palavras-chave: Patrimônio cultural
IPHAN
Educação patrimonial
Fanzine
Baixada Santista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10652
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons