Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10652
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gustavocarrerachagas.pdf221.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Leandro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7743686108979287pt_BR
dc.contributor.referee1Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101885496629084pt_BR
dc.creatorChagas, Gustavo Carrera-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710468834398254pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T17:57:23Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-09-04T17:57:23Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10652-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto de intervenção tem por objetivo fomentar entre os alunos de Ensino Fundamental II e Médio das redes particular e pública de ensino da região da Baixada Santista uma discussão acerca da importância e relevância do patrimônio histórico e cultural local tombado pelo IPHAN. Tais patrimônios tombados constituem-se, via de regra, por exemplares remanescentes do período colonial que auxiliam na interpretação da evolução social, política e econômica do litoral paulista. Tal discussão engloba aspectos teóricos acerca da importância do patrimônio edificado e da importância da salvaguarda dos bens patrimoniais para fim de preservação e também mostrar aos discentes um resumo e curiosidades sobre os conjuntos arquitetônicos trabalhados. O objetivo é de que ao fim dos trabalhos, os alunos estejam aptos para a montagem de um fanzine sobre os patrimônios trabalhados em sala de aulapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectIPHANpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectFanzinept_BR
dc.subjectBaixada Santistapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEducação patrimonial: o fanzine como instrumento de estudo dos patrimônios coloniais da Baixada Santistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons