https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10652
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gustavocarrerachagas.pdf | 221.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação patrimonial: o fanzine como instrumento de estudo dos patrimônios coloniais da Baixada Santista |
Author: | Chagas, Gustavo Carrera |
First Advisor: | Gonçalves, Leandro Pereira |
Referee Member: | Christofoletti, Rodrigo |
Resumo: | O presente projeto de intervenção tem por objetivo fomentar entre os alunos de Ensino Fundamental II e Médio das redes particular e pública de ensino da região da Baixada Santista uma discussão acerca da importância e relevância do patrimônio histórico e cultural local tombado pelo IPHAN. Tais patrimônios tombados constituem-se, via de regra, por exemplares remanescentes do período colonial que auxiliam na interpretação da evolução social, política e econômica do litoral paulista. Tal discussão engloba aspectos teóricos acerca da importância do patrimônio edificado e da importância da salvaguarda dos bens patrimoniais para fim de preservação e também mostrar aos discentes um resumo e curiosidades sobre os conjuntos arquitetônicos trabalhados. O objetivo é de que ao fim dos trabalhos, os alunos estejam aptos para a montagem de um fanzine sobre os patrimônios trabalhados em sala de aula |
Abstract: | - |
Keywords: | Patrimônio cultural IPHAN Educação patrimonial Fanzine Baixada Santista |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10652 |
Issue Date: | 3-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License