Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10621
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joseliadasilvalima.pdf427.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SLAM Cultura de periferia como forma de resistência através da arte
Autor(es): Lima, Josélia da Silva
Primeiro Orientador: Moreno, Patrícia Ferreira
Resumo: O presente projeto irá mostrar a experiência de uma professora da educação infantil (trabalho realizado com alunos do 5º ano) ao conhecerem as manifestações culturais com raiz em comunidades carentes. Para desenvolver esse projeto foi apresentado aos alunos o SLAM (uma forma de manifestação cultural que vem crescendo e ganhando espaço em nosso país). SLAM são batalhas de poesia onde os competidores “abrem seu coração” e relatam cenas do dia a dia. Como após os alunos conhecerem poetas que através do seu trabalho enaltecem um cotidiano conhecido para eles, ficam radiantes e felizes. O crescimento do ego dessas crianças e jovens e a multiplicação dos valores aprendidos (as crianças repassam para seus pais o que aprenderam, gerando assim uma onda de valorização cultural). Procurarei mostrar o crescimento dessa manifestação cultural, e os ensinamentos deles (combater a violência com livros). A importância do apoio aos jovens de comunidades periféricas em ter acesso aos vários tipos de cultura, para que assim possam torna-se cidadãos conscientes e completos. Escreverei sobre o SLAM Pira VDC, projeto desenvolvido por uma pedagoga e historiadora em uma escola municipal da cidade de Santos. Procurarei apresentar os problemas encontrados para que o SLAM seja divulgado e aceito.
Abstract: The present project will show a teacher experience in early childhood education (work done with 5th graders) when they get to know the cultural manifestations with roots in poor communities. To develop this project, students were presented to SLAM (a type of cultural expression that has been growing and gaining space in our country). SLAM are poetry battles where competitors "open their heart" and report day-by-day scenes. As after the students meet poets who through their work extol an everyday known to them, they are radiant and happy. The ego's growth of these children and young people and the multiplication of learned values (the children pass on to their parents what they have learned, thus generating a wave of cultural valorization). I will try to show the growth of this cultural manifestation, and their teachings (to figure against violence with books). The importance of supporting young people from suburb communities to have access to different types of culture so that they can become conscious and complete citizens. I will write about the SLAM Pira VDC, a project developed by a pedagogue and historian at a municipal school in the city of Santos. I will try to present the problems encountered in order for the SLAM to be disclosed and accepted.
Palavras-chave: Cultura
Educação
SLAM
Periferia
Culture
Education
SLAM
Periphery
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10621
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons