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dc.contributor.advisor1Moreno, Patrícia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8751747696685656pt_BR
dc.creatorLima, Josélia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T11:26:56Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-30T11:26:56Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10621-
dc.description.abstractThe present project will show a teacher experience in early childhood education (work done with 5th graders) when they get to know the cultural manifestations with roots in poor communities. To develop this project, students were presented to SLAM (a type of cultural expression that has been growing and gaining space in our country). SLAM are poetry battles where competitors "open their heart" and report day-by-day scenes. As after the students meet poets who through their work extol an everyday known to them, they are radiant and happy. The ego's growth of these children and young people and the multiplication of learned values (the children pass on to their parents what they have learned, thus generating a wave of cultural valorization). I will try to show the growth of this cultural manifestation, and their teachings (to figure against violence with books). The importance of supporting young people from suburb communities to have access to different types of culture so that they can become conscious and complete citizens. I will write about the SLAM Pira VDC, a project developed by a pedagogue and historian at a municipal school in the city of Santos. I will try to present the problems encountered in order for the SLAM to be disclosed and accepted.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto irá mostrar a experiência de uma professora da educação infantil (trabalho realizado com alunos do 5º ano) ao conhecerem as manifestações culturais com raiz em comunidades carentes. Para desenvolver esse projeto foi apresentado aos alunos o SLAM (uma forma de manifestação cultural que vem crescendo e ganhando espaço em nosso país). SLAM são batalhas de poesia onde os competidores “abrem seu coração” e relatam cenas do dia a dia. Como após os alunos conhecerem poetas que através do seu trabalho enaltecem um cotidiano conhecido para eles, ficam radiantes e felizes. O crescimento do ego dessas crianças e jovens e a multiplicação dos valores aprendidos (as crianças repassam para seus pais o que aprenderam, gerando assim uma onda de valorização cultural). Procurarei mostrar o crescimento dessa manifestação cultural, e os ensinamentos deles (combater a violência com livros). A importância do apoio aos jovens de comunidades periféricas em ter acesso aos vários tipos de cultura, para que assim possam torna-se cidadãos conscientes e completos. Escreverei sobre o SLAM Pira VDC, projeto desenvolvido por uma pedagoga e historiadora em uma escola municipal da cidade de Santos. Procurarei apresentar os problemas encontrados para que o SLAM seja divulgado e aceito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSLAMpt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSLAMpt_BR
dc.subjectPeripherypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleSLAM Cultura de periferia como forma de resistência através da artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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