Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandrogoncalvesderezende.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação patrimonial e formação cidadã: identidade, memória e pertencimento a partir do levantamento dos patrimônios culturais de Florestal/MG.
Autor(es): Rezende, Leandro Gonçalves de
Primeiro Orientador: Christofoletti, Rodrigo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende pensar a questão patrimonial da cidade de Florestal, pequeno município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir do levantamento dos patrimônios culturais locais. Para tanto, aplicou-se um projeto de intervenção pedagógica na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, a partir do qual foram trabalhados os conceitos de cultura, identidade, memória e pertencimento. Florestal, uma típica pequena cidade do interior do estado de Minas Gerais, é um espaço privilegiado, no qual expressões culturais e patrimoniais puderam ser construídas e compartilhadas por membros de uma sociedade, cujos suportes de memória são seus bens culturais, materiais e imateriais. O levantamento desses suportes buscou inserir os estudantes no contexto histórico que eles vivem, demarcando possibilidades sociais, legitimando os usos dos espaços públicos e as tradições locais, de modo a criar sentidos e sentimentos no seio comunitário. Assim, através da educação patrimonial, possibilitaram-se meios para que a população de Florestal se reconhecesse em seu patrimônio, fomentando as discussões sobre a preservação e evitando a destruição de referenciais da história da comunidade local, na medida em que ela se encontra e se (re)significa nos seus bens patrimoniais.
Abstract: -
Palavras-chave: Florestal/MG
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Identidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons