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dc.contributor.advisor1Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorRezende, Leandro Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T11:05:49Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-30T11:05:49Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende pensar a questão patrimonial da cidade de Florestal, pequeno município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir do levantamento dos patrimônios culturais locais. Para tanto, aplicou-se um projeto de intervenção pedagógica na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, a partir do qual foram trabalhados os conceitos de cultura, identidade, memória e pertencimento. Florestal, uma típica pequena cidade do interior do estado de Minas Gerais, é um espaço privilegiado, no qual expressões culturais e patrimoniais puderam ser construídas e compartilhadas por membros de uma sociedade, cujos suportes de memória são seus bens culturais, materiais e imateriais. O levantamento desses suportes buscou inserir os estudantes no contexto histórico que eles vivem, demarcando possibilidades sociais, legitimando os usos dos espaços públicos e as tradições locais, de modo a criar sentidos e sentimentos no seio comunitário. Assim, através da educação patrimonial, possibilitaram-se meios para que a população de Florestal se reconhecesse em seu patrimônio, fomentando as discussões sobre a preservação e evitando a destruição de referenciais da história da comunidade local, na medida em que ela se encontra e se (re)significa nos seus bens patrimoniais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFlorestal/MGpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEducação patrimonial e formação cidadã: identidade, memória e pertencimento a partir do levantamento dos patrimônios culturais de Florestal/MG.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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