Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrogoncalvesderezende.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação patrimonial e formação cidadã: identidade, memória e pertencimento a partir do levantamento dos patrimônios culturais de Florestal/MG.
Author: Rezende, Leandro Gonçalves de
First Advisor: Christofoletti, Rodrigo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende pensar a questão patrimonial da cidade de Florestal, pequeno município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir do levantamento dos patrimônios culturais locais. Para tanto, aplicou-se um projeto de intervenção pedagógica na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, a partir do qual foram trabalhados os conceitos de cultura, identidade, memória e pertencimento. Florestal, uma típica pequena cidade do interior do estado de Minas Gerais, é um espaço privilegiado, no qual expressões culturais e patrimoniais puderam ser construídas e compartilhadas por membros de uma sociedade, cujos suportes de memória são seus bens culturais, materiais e imateriais. O levantamento desses suportes buscou inserir os estudantes no contexto histórico que eles vivem, demarcando possibilidades sociais, legitimando os usos dos espaços públicos e as tradições locais, de modo a criar sentidos e sentimentos no seio comunitário. Assim, através da educação patrimonial, possibilitaram-se meios para que a população de Florestal se reconhecesse em seu patrimônio, fomentando as discussões sobre a preservação e evitando a destruição de referenciais da história da comunidade local, na medida em que ela se encontra e se (re)significa nos seus bens patrimoniais.
Abstract: -
Keywords: Florestal/MG
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Identidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615
Issue Date: 3-Aug-2019
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons