Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10582
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
veronicakuczkawski.pdf463.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização dos jogos digitais como auxílio do processo de ensino e aprendizagem de matemática
Autor(es): Kuczkawski, Verônica
Primeiro Orientador: Bicalho, Walter Alexandre Oliveira
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Verônica Kuczkowski, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma Escola Municipal na cidade de Ouro Branco no Estado de Minas Gerais, com os alunos do 4º ano de ensino fundamental. Muitos dos alunos que integram a turma escolhida para aplicação do projeto, demonstraram ter dificuldades de aprendizagem da tabuada. Para buscarmos sanar e/ou minimizarmos estas dificuldades, propomos o uso dos jogos digitais, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, e desta forma promovermos o desenvolvimento e a aprendizagem da tabuada para realização das operações de multiplicação e divisão. Foram utilizados como recursos o laboratório de informática, acesso à internet e computadores. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, demonstraram que os participantes obtiveram maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem da matemática com a utilização dos jogos, e sentiram-se motivadas a estudar e desenvolver os cálculos propostos. Neste contexto, observou-se que os jogos digitais oferecem uma relação lúdica de ensino aprendizagem ao aluno/professor, que ao aprender e ensinar, onde juntos, constroem conhecimentos.
Abstract: -
Palavras-chave: Jogos digitais
Ensino
Aprendizagem
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10582
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.