Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10582
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
veronicakuczkawski.pdf463.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A utilização dos jogos digitais como auxílio do processo de ensino e aprendizagem de matemática
Author: Kuczkawski, Verônica
First Advisor: Bicalho, Walter Alexandre Oliveira
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Verônica Kuczkowski, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma Escola Municipal na cidade de Ouro Branco no Estado de Minas Gerais, com os alunos do 4º ano de ensino fundamental. Muitos dos alunos que integram a turma escolhida para aplicação do projeto, demonstraram ter dificuldades de aprendizagem da tabuada. Para buscarmos sanar e/ou minimizarmos estas dificuldades, propomos o uso dos jogos digitais, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, e desta forma promovermos o desenvolvimento e a aprendizagem da tabuada para realização das operações de multiplicação e divisão. Foram utilizados como recursos o laboratório de informática, acesso à internet e computadores. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, demonstraram que os participantes obtiveram maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem da matemática com a utilização dos jogos, e sentiram-se motivadas a estudar e desenvolver os cálculos propostos. Neste contexto, observou-se que os jogos digitais oferecem uma relação lúdica de ensino aprendizagem ao aluno/professor, que ao aprender e ensinar, onde juntos, constroem conhecimentos.
Abstract: -
Keywords: Jogos digitais
Ensino
Aprendizagem
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10582
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.