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dc.contributor.advisor1Bicalho, Walter Alexandre Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorKuczkawski, Verônica-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:25:55Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2019-08-26T18:25:55Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10582-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Verônica Kuczkowski, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma Escola Municipal na cidade de Ouro Branco no Estado de Minas Gerais, com os alunos do 4º ano de ensino fundamental. Muitos dos alunos que integram a turma escolhida para aplicação do projeto, demonstraram ter dificuldades de aprendizagem da tabuada. Para buscarmos sanar e/ou minimizarmos estas dificuldades, propomos o uso dos jogos digitais, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, e desta forma promovermos o desenvolvimento e a aprendizagem da tabuada para realização das operações de multiplicação e divisão. Foram utilizados como recursos o laboratório de informática, acesso à internet e computadores. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, demonstraram que os participantes obtiveram maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem da matemática com a utilização dos jogos, e sentiram-se motivadas a estudar e desenvolver os cálculos propostos. Neste contexto, observou-se que os jogos digitais oferecem uma relação lúdica de ensino aprendizagem ao aluno/professor, que ao aprender e ensinar, onde juntos, constroem conhecimentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA utilização dos jogos digitais como auxílio do processo de ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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