Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10519
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
vivianeborgesfraga.pdf427.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Design instrucional e arte-educação: encontros possíveis
Autor(es): Fraga, Viviane Borges
Orientador: Mello, Ana Paula Chaves
Resumo: Encontram-se neste artigo, a temática do Design Instrucional e a possibilidade de utilização deste meio na arte-educação contemporânea, juntamente ao uso de metodologias ativas, citando especialmente a Aprendizagem Experencial e a Aprendizagem Imersiva, a partir das informações encontradas no livro Metodologias Inov-ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa (2018), de Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti. O texto aborda o uso de tecnologias como os QR codes e os tours virtuais a museus e galerias de arte como possibilidade de abordagem pedagógica, citando os trabalhos do artista britânico Jonathan Yeo, da professora Sabrina Quarentani e do Laboratório Poético pertencente ao Colégio de Aplicação da UFRJ.
Resumen : In this article, the theme of Instructional Design and the possibility of using this medium in contemporary art education, along with the use of active methodologies, are cited, especially mentioning Experencial Learning and Immersive Learning, based on the information found in the book Metodologias Inov-ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa (2018), by Andrea Filatro and Carolina Costa Cavalcanti. The text addresses the use of technologies such as QR codes and virtual tours to museums and art galleries as a possibility of pedagogical approach, citing works by the British artist Jonathan Yeo, teacher Sabrina Quarentani and the Laboratório Poético belonging to the college of application of UFRJ.
Palabras clave : Design instrucional
Arte-educação
Metodologias ativas
Instructional design
Art-education
Active methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10519
Fecha de publicación : 30-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização Ensino de Artes Visuais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons