https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10519
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vivianeborgesfraga.pdf | 427.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mello, Ana Paula Chaves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5690537366891727 | pt_BR |
dc.creator | Fraga, Viviane Borges | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7428066555324979 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:16:54Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10519 | - |
dc.description.abstract | In this article, the theme of Instructional Design and the possibility of using this medium in contemporary art education, along with the use of active methodologies, are cited, especially mentioning Experencial Learning and Immersive Learning, based on the information found in the book Metodologias Inov-ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa (2018), by Andrea Filatro and Carolina Costa Cavalcanti. The text addresses the use of technologies such as QR codes and virtual tours to museums and art galleries as a possibility of pedagogical approach, citing works by the British artist Jonathan Yeo, teacher Sabrina Quarentani and the Laboratório Poético belonging to the college of application of UFRJ. | pt_BR |
dc.description.resumo | Encontram-se neste artigo, a temática do Design Instrucional e a possibilidade de utilização deste meio na arte-educação contemporânea, juntamente ao uso de metodologias ativas, citando especialmente a Aprendizagem Experencial e a Aprendizagem Imersiva, a partir das informações encontradas no livro Metodologias Inov-ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa (2018), de Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti. O texto aborda o uso de tecnologias como os QR codes e os tours virtuais a museus e galerias de arte como possibilidade de abordagem pedagógica, citando os trabalhos do artista britânico Jonathan Yeo, da professora Sabrina Quarentani e do Laboratório Poético pertencente ao Colégio de Aplicação da UFRJ. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Instructional design | pt_BR |
dc.subject | Art-education | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Design instrucional e arte-educação: encontros possíveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License