Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simonetorresdelimabernardino.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecendo histórias de vida: a sala de aula como lugar para exercícios de memórias e experiências
Autor(es): Bernardino, Simone Torres de Lima
Primeiro Orientador: Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
Resumo: Ao propor a discussão sobre a pertinência de exercícios de memória e importância de abrir espaço para enunciação de histórias de vida, provocando a experimentação e criação e intensificando o movimento de olhar para si e para o outro, o relato coloca em diálogo o trabalho biográfico de sujeitos em condições de aluno do Ensino Jovens e Adultos, de uma escola na rede estadual. Produzidos em aula da disciplina de Artes, os trabalhos foram mediados pelos fazeres expressivos da fotografia, bordado, pintura, recorte-colagem e escrita. O resultado foram narrativas plásticas e textuais, envolvendo os alunos ao presente e também ao passado, considerando a subjetividade e particularidade de cada sujeito como potência para serem quem são. O trabalho de interferência em fotografia reverbera como potente elemento para se repensar as propostas de formação docente, quanto para se ampliar a reflexão sobre os processos de pesquias no campo (auto)biográfico e sua importância em sala de aula, como desencandeador das memórias de vida. A importância de se investir na prática narrativa pela imagem, até chegar à palavra, alimentando os caminhos de (auto)formação é também evidenciada. Analisando o alcance da atividade proposta, constata-se que é importante que as vozes dos estudantes sejam enunciadas, no dizer e no fazer, enquanto caminham para si e, ao mesmo tempo, ampliam os seus horizontes, pessoais e profissionais, a partir da reflexão sobre si e retorno às memórias por meio das narrativas.
Abstract: -
Palavras-chave: Narrativas
Histórias
Experiências
Sala de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514
Data do documento: 8-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização Ensino de Artes Visuais



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons