https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
simonetorresdelimabernardino.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3989205395911026 | pt_BR |
dc.creator | Bernardino, Simone Torres de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2185484046033194 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:12:02Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:12:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao propor a discussão sobre a pertinência de exercícios de memória e importância de abrir espaço para enunciação de histórias de vida, provocando a experimentação e criação e intensificando o movimento de olhar para si e para o outro, o relato coloca em diálogo o trabalho biográfico de sujeitos em condições de aluno do Ensino Jovens e Adultos, de uma escola na rede estadual. Produzidos em aula da disciplina de Artes, os trabalhos foram mediados pelos fazeres expressivos da fotografia, bordado, pintura, recorte-colagem e escrita. O resultado foram narrativas plásticas e textuais, envolvendo os alunos ao presente e também ao passado, considerando a subjetividade e particularidade de cada sujeito como potência para serem quem são. O trabalho de interferência em fotografia reverbera como potente elemento para se repensar as propostas de formação docente, quanto para se ampliar a reflexão sobre os processos de pesquias no campo (auto)biográfico e sua importância em sala de aula, como desencandeador das memórias de vida. A importância de se investir na prática narrativa pela imagem, até chegar à palavra, alimentando os caminhos de (auto)formação é também evidenciada. Analisando o alcance da atividade proposta, constata-se que é importante que as vozes dos estudantes sejam enunciadas, no dizer e no fazer, enquanto caminham para si e, ao mesmo tempo, ampliam os seus horizontes, pessoais e profissionais, a partir da reflexão sobre si e retorno às memórias por meio das narrativas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Histórias | pt_BR |
dc.subject | Experiências | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Tecendo histórias de vida: a sala de aula como lugar para exercícios de memórias e experiências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License