Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simonetorresdelimabernardino.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989205395911026pt_BR
dc.creatorBernardino, Simone Torres de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2185484046033194pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:02Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-21T17:12:02Z-
dc.date.issued2019-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAo propor a discussão sobre a pertinência de exercícios de memória e importância de abrir espaço para enunciação de histórias de vida, provocando a experimentação e criação e intensificando o movimento de olhar para si e para o outro, o relato coloca em diálogo o trabalho biográfico de sujeitos em condições de aluno do Ensino Jovens e Adultos, de uma escola na rede estadual. Produzidos em aula da disciplina de Artes, os trabalhos foram mediados pelos fazeres expressivos da fotografia, bordado, pintura, recorte-colagem e escrita. O resultado foram narrativas plásticas e textuais, envolvendo os alunos ao presente e também ao passado, considerando a subjetividade e particularidade de cada sujeito como potência para serem quem são. O trabalho de interferência em fotografia reverbera como potente elemento para se repensar as propostas de formação docente, quanto para se ampliar a reflexão sobre os processos de pesquias no campo (auto)biográfico e sua importância em sala de aula, como desencandeador das memórias de vida. A importância de se investir na prática narrativa pela imagem, até chegar à palavra, alimentando os caminhos de (auto)formação é também evidenciada. Analisando o alcance da atividade proposta, constata-se que é importante que as vozes dos estudantes sejam enunciadas, no dizer e no fazer, enquanto caminham para si e, ao mesmo tempo, ampliam os seus horizontes, pessoais e profissionais, a partir da reflexão sobre si e retorno às memórias por meio das narrativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectHistóriaspt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleTecendo histórias de vida: a sala de aula como lugar para exercícios de memórias e experiênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons