https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
simonetorresdelimabernardino.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Tecendo histórias de vida: a sala de aula como lugar para exercícios de memórias e experiências |
Author: | Bernardino, Simone Torres de Lima |
First Advisor: | Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira |
Resumo: | Ao propor a discussão sobre a pertinência de exercícios de memória e importância de abrir espaço para enunciação de histórias de vida, provocando a experimentação e criação e intensificando o movimento de olhar para si e para o outro, o relato coloca em diálogo o trabalho biográfico de sujeitos em condições de aluno do Ensino Jovens e Adultos, de uma escola na rede estadual. Produzidos em aula da disciplina de Artes, os trabalhos foram mediados pelos fazeres expressivos da fotografia, bordado, pintura, recorte-colagem e escrita. O resultado foram narrativas plásticas e textuais, envolvendo os alunos ao presente e também ao passado, considerando a subjetividade e particularidade de cada sujeito como potência para serem quem são. O trabalho de interferência em fotografia reverbera como potente elemento para se repensar as propostas de formação docente, quanto para se ampliar a reflexão sobre os processos de pesquias no campo (auto)biográfico e sua importância em sala de aula, como desencandeador das memórias de vida. A importância de se investir na prática narrativa pela imagem, até chegar à palavra, alimentando os caminhos de (auto)formação é também evidenciada. Analisando o alcance da atividade proposta, constata-se que é importante que as vozes dos estudantes sejam enunciadas, no dizer e no fazer, enquanto caminham para si e, ao mesmo tempo, ampliam os seus horizontes, pessoais e profissionais, a partir da reflexão sobre si e retorno às memórias por meio das narrativas. |
Abstract: | - |
Keywords: | Narrativas Histórias Experiências Sala de aula |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10514 |
Issue Date: | 8-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License