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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Propagando bons sons: um modelo de assessoria de comunicação para músicos em início de carreira
Author: Tomé, Hyrlla Lobo
First Advisor: Villela, Cícero Costa
Referee Member: Oliveira, Wendell Guiducci de
Referee Member: Menini, Thiago de Almeida
Resumo: O advento da internet fez com que ficasse mais fácil ingressar na carreira musical: há um aumento nas possibilidades de vídeo aulas, compras de instrumentos musicais e, principalmente, um baixo custo para a divulgação do trabalho através das redes sociais. No entanto, a saturação de artistas no mercado também dificultou os processos para conseguir visibilidade e conseguir viver apenas da música, sem desempenhar outra função. Tendo em vista que, muitas vezes, a comunicação do trabalho musical é desempenhada pelos próprios artistas, o presente trabalho se propõe a desenvolver um planejamento de comunicação voltado a música, reunindo os conhecimentos e habilidades da área, para tornar disponível um modelo que possa ser aplicado em diferentes situações. O levantamento de conhecimentos considera ainda a formação de um profissional de assessoria de comunicação, que consiga convergir estratégias da assessoria de imprensa e do marketing, para aplicá-las no nicho musical. Portanto, o planejamento proposto está dividido em três conjuntos de ações: a estruturação básica, o gerenciamento de mídias sociais e a assessoria de imprensa.
Abstract: The advent of the internet made it much easier to enter the musical career: there are endless possibilities of video lessons, purchases of musical instruments and, especially, a very low cost for the dissemination of work through social networks. However, the saturation of artists on the market also made it difficult for artists to achieve visibility and to be able to live only by the music’s incomes, without performing any other function. Since the communication of musical work is often carried out by the artists themselves, the present work proposes to develop a music-oriented communication planning, bringing together the knowledge and skills of the area, to make a modelavailable that can be applied in different situations. The knowledge gathered also considers the formation of a communication advisor, who is able to converge strategies of the press and marketing, to apply them in the musical niche. Therefore, the proposed planning is divided into three sets of actions: the basic structuring, the management of social media and the press office.
Keywords: Planejamento de comunicação
Assessoria de imprensa
Marketing
Redes
Sociais
Música
Communication planning
Press office
Marketing
Social networks
Music
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10380
Issue Date: 20-Jul-2018
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