https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10278
File | Description | Size | Format | |
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julianamarianascimentosouza.pdf | 4.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação do cenário e das competências adquiridas em estágios na Atenção Primária sob a ótica dos estudantes de Medicina |
Author: | Souza, Juliana Maria Nascimento |
First Advisor: | Guerra, Maximiliano Ribeiro |
Referee Member: | Ferreira, Débora Carvalho |
Referee Member: | Leite, Isabel Cristina Gonçalves |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar o cenário e as competências adquiridas em estágios na Atenção Primária à Saúde sob a ótica dos alunos do Internato em Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal, em que os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: PCATool-Brasil, versão para profissionais de saúde e um questionário abordando as competências gerais preconizadas para a formação do médico generalista, aplicados aos alunos do nono, décimo e décimo-primeiro períodos, nos quais os alunos realizam atividades de estágio em Unidades Básicas de Saúde da Estratégia de Saúde da Família. O escore geral foi de 6,50; 6,35 para o décimo e décimo primeiro períodos respectivamente, estando mais baixo, com valor de 5,88 para o nono período. O escore essencial foi de 6,36; 6,79 e 6,69 para o nono, décimo e décimo período respectivamente. Evidenciou-se fragilidade nos atributos Acessibilidade (3,24; 3,8; 3,64) e Orientação Comunitária (3,17; 5,75; 4,58). Os alunos adquiriram satisfatoriamente as competências, estando deficiente a capacidade de utilizar os sistemas de informação. Apenas 10,9%; 20,8% e 28,5% do nono, décimo e décimo primeiro períodos respectivamente informaram terem adquirido tal conhecimento. Os cenários de APS para o Internato em Medicina da UFJF, na visão dos alunos, apresentaram-se adequados, visto que os mesmos identificaram atributos e referiram terem adquirido grande parte das competências gerais necessárias à formação do médico generalista. |
Abstract: | The objective of this study was to evaluate the scenario and competencies acquired in stages in the Primary Health Care from the perspective of the students of the boarding school in Medicine of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). This is an observational crosssectional study, in which the data were collected through two instruments: PCATool-Brazil, version for health professionals and a questionnaire addressing the general skills recommended for general practitioner training, applied to students of the ninth, tenth and eleventh periods, applied to students in the ninth, tenth and eleventh periods, in which students perform internship activities in Basic Health Units of the Family Health Strategy. The essential score was 6.36; 6,79 and 6,69 for the ninth, tenth and tenth periods respectively. There was evidence of fragility in the attributes Accessibility (3.24, 3.8, 3.64) and Community Orientation (3.17, 5.75, 4.58). The students acquired satisfactorily the competences, being deficient the capacity to use the information systems. Only 10.9%; 20.8% and 28.5% of the ninth, tenth and eleventh periods respectively reported having acquired such knowledge. The APS scenarios for the Internship in Medicine of the UFJF, in the view of the students, were adequate, as they identified attributes and reported having acquired a large part of the general skills necessary for the general practitioner's training. |
Keywords: | Atenção primária à saúde Educação em saúde Educação médica Primary health care Health education Medical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Medicina |
Program: | Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude) |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10278 |
Issue Date: | 26-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF) |
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