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dc.contributor.advisor1Guerra, Maximiliano Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132015160867557pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Débora Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7302509761004738pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Isabel Cristina Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8328018850582279pt_BR
dc.creatorSouza, Juliana Maria Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487967292456381pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-09T15:36:48Z-
dc.date.available2019-07-09-
dc.date.available2019-07-09T15:36:48Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10278-
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the scenario and competencies acquired in stages in the Primary Health Care from the perspective of the students of the boarding school in Medicine of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). This is an observational crosssectional study, in which the data were collected through two instruments: PCATool-Brazil, version for health professionals and a questionnaire addressing the general skills recommended for general practitioner training, applied to students of the ninth, tenth and eleventh periods, applied to students in the ninth, tenth and eleventh periods, in which students perform internship activities in Basic Health Units of the Family Health Strategy. The essential score was 6.36; 6,79 and 6,69 for the ninth, tenth and tenth periods respectively. There was evidence of fragility in the attributes Accessibility (3.24, 3.8, 3.64) and Community Orientation (3.17, 5.75, 4.58). The students acquired satisfactorily the competences, being deficient the capacity to use the information systems. Only 10.9%; 20.8% and 28.5% of the ninth, tenth and eleventh periods respectively reported having acquired such knowledge. The APS scenarios for the Internship in Medicine of the UFJF, in the view of the students, were adequate, as they identified attributes and reported having acquired a large part of the general skills necessary for the general practitioner's training.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi avaliar o cenário e as competências adquiridas em estágios na Atenção Primária à Saúde sob a ótica dos alunos do Internato em Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal, em que os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: PCATool-Brasil, versão para profissionais de saúde e um questionário abordando as competências gerais preconizadas para a formação do médico generalista, aplicados aos alunos do nono, décimo e décimo-primeiro períodos, nos quais os alunos realizam atividades de estágio em Unidades Básicas de Saúde da Estratégia de Saúde da Família. O escore geral foi de 6,50; 6,35 para o décimo e décimo primeiro períodos respectivamente, estando mais baixo, com valor de 5,88 para o nono período. O escore essencial foi de 6,36; 6,79 e 6,69 para o nono, décimo e décimo período respectivamente. Evidenciou-se fragilidade nos atributos Acessibilidade (3,24; 3,8; 3,64) e Orientação Comunitária (3,17; 5,75; 4,58). Os alunos adquiriram satisfatoriamente as competências, estando deficiente a capacidade de utilizar os sistemas de informação. Apenas 10,9%; 20,8% e 28,5% do nono, décimo e décimo primeiro períodos respectivamente informaram terem adquirido tal conhecimento. Os cenários de APS para o Internato em Medicina da UFJF, na visão dos alunos, apresentaram-se adequados, visto que os mesmos identificaram atributos e referiram terem adquirido grande parte das competências gerais necessárias à formação do médico generalista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleAvaliação do cenário e das competências adquiridas em estágios na Atenção Primária sob a ótica dos estudantes de Medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF)



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