Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10245
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
wagnerdasilvadias.pdf3.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : A territorialização do entorno da escola em Boa Vista – Roraima: contribuições da Geografia para a gestão escolar
Autor(es): Dias, Wagner da Silva
Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Co-orientador: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Miembros Examinadores: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Miembros Examinadores: Ribeiro, Simone da Silva
Miembros Examinadores: Rosa Filho, Artur
Miembros Examinadores: Paladim Júnior, Heitor Antônio
Resumo: Nesta tese buscamos investigar a relação da construção do entorno da Escola Municipal Glemíria Gonzaga Andrade a partir do conceito de território, partindo de duas premissas: a escola como centralidade e o entorno como seu território. Tendo em vista a relação intrínseca entre a implantação desta unidade escolar e a expansão da mancha urbana de Boa Vista – RR, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca da gênese urbana da cidade, bem como de sua expansão até meados de 2018. Além disso, a pesquisa debruçou-se sobre as abordagens do conceito de território a partir da Geografia e o estabelecimento de correlações entre o entorno escolar e o território como categoria de análise. Num outro momento, o diálogo com gestores/as das escolas possibilitou estudar como as ideias sobre entorno escolar e comunidade escolar circulam entre aqueles que são responsáveis pela gestão da escola, fornecendo pistas para entender as entrelinhas de como o governo municipal pensa a própria rede diante das ideias apontadas. Concluímos que há um descompasso na concepção de comunidade e de entorno, sobretudo quando se desconsidera a própria comunidade na construção de políticas educacionais locais. Nestes termos, a escola resume seu papel a trabalhar conteúdos com sua comunidade escolar – leia-se ‘alunos/as matriculados/as’ – em detrimento do exercício de sua centralidade no bairro onde se instala.
Resumen : In this thesis we seek to investigate the relation of the construction of the surroundings of the Municipal School Glemíria Gonzaga Andrade from the concept of territory, starting from two premises: the school as centrality and the surroundings as its territory. Considering the intrinsic relation between the implantation of this school unit and the expansion of the urban spot of Boa Vista - RR, we carried out a bibliographical research about the urban genesis of the city, as well as its expansion until the middle of 2018. In addition, research focused on the approaches of the concept of territory from Geography and the establishment of correlations between the school environment and the territory as a category of analysis. In another moment, the dialogue with school managers made it possible to study how the ideas about the school environment and the school community circulate among those who are responsible for the management of the school, providing clues to understand the lines between how the municipal government thinks the network itself of the ideas pointed out. We conclude that there is a mismatch in the conception of community and surroundings, especially when the community itself is disregarded in the construction of local educational policies. In these terms, the school summarizes its role in working with its school community - read "enrolled students" - rather than exercising its centrality in the neighborhood where it is set up.
Palabras clave : Território
Entorno escolar
Escolas municipais
Boa Vista – RR
Territory
School environment
Municipal schools
Boa Vista - RR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10245
Fecha de publicación : 14-may-2019
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons