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Type: Tese
Title: A territorialização do entorno da escola em Boa Vista – Roraima: contribuições da Geografia para a gestão escolar
Author: Dias, Wagner da Silva
First Advisor: Oliveira, Julvan Moreira de
Co-Advisor: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Referee Member: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Referee Member: Ribeiro, Simone da Silva
Referee Member: Rosa Filho, Artur
Referee Member: Paladim Júnior, Heitor Antônio
Resumo: Nesta tese buscamos investigar a relação da construção do entorno da Escola Municipal Glemíria Gonzaga Andrade a partir do conceito de território, partindo de duas premissas: a escola como centralidade e o entorno como seu território. Tendo em vista a relação intrínseca entre a implantação desta unidade escolar e a expansão da mancha urbana de Boa Vista – RR, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca da gênese urbana da cidade, bem como de sua expansão até meados de 2018. Além disso, a pesquisa debruçou-se sobre as abordagens do conceito de território a partir da Geografia e o estabelecimento de correlações entre o entorno escolar e o território como categoria de análise. Num outro momento, o diálogo com gestores/as das escolas possibilitou estudar como as ideias sobre entorno escolar e comunidade escolar circulam entre aqueles que são responsáveis pela gestão da escola, fornecendo pistas para entender as entrelinhas de como o governo municipal pensa a própria rede diante das ideias apontadas. Concluímos que há um descompasso na concepção de comunidade e de entorno, sobretudo quando se desconsidera a própria comunidade na construção de políticas educacionais locais. Nestes termos, a escola resume seu papel a trabalhar conteúdos com sua comunidade escolar – leia-se ‘alunos/as matriculados/as’ – em detrimento do exercício de sua centralidade no bairro onde se instala.
Abstract: In this thesis we seek to investigate the relation of the construction of the surroundings of the Municipal School Glemíria Gonzaga Andrade from the concept of territory, starting from two premises: the school as centrality and the surroundings as its territory. Considering the intrinsic relation between the implantation of this school unit and the expansion of the urban spot of Boa Vista - RR, we carried out a bibliographical research about the urban genesis of the city, as well as its expansion until the middle of 2018. In addition, research focused on the approaches of the concept of territory from Geography and the establishment of correlations between the school environment and the territory as a category of analysis. In another moment, the dialogue with school managers made it possible to study how the ideas about the school environment and the school community circulate among those who are responsible for the management of the school, providing clues to understand the lines between how the municipal government thinks the network itself of the ideas pointed out. We conclude that there is a mismatch in the conception of community and surroundings, especially when the community itself is disregarded in the construction of local educational policies. In these terms, the school summarizes its role in working with its school community - read "enrolled students" - rather than exercising its centrality in the neighborhood where it is set up.
Keywords: Território
Entorno escolar
Escolas municipais
Boa Vista – RR
Territory
School environment
Municipal schools
Boa Vista - RR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10245
Issue Date: 14-May-2019
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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