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dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Dileno Dustan Lucas de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438813085386094pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149138277195437pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Simone da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Rosa Filho, Artur-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982762074713213pt_BR
dc.contributor.referee4Paladim Júnior, Heitor Antônio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591828335447811pt_BR
dc.creatorDias, Wagner da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-08T21:15:34Z-
dc.date.available2019-07-05-
dc.date.available2019-07-08T21:15:34Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10245-
dc.description.abstractIn this thesis we seek to investigate the relation of the construction of the surroundings of the Municipal School Glemíria Gonzaga Andrade from the concept of territory, starting from two premises: the school as centrality and the surroundings as its territory. Considering the intrinsic relation between the implantation of this school unit and the expansion of the urban spot of Boa Vista - RR, we carried out a bibliographical research about the urban genesis of the city, as well as its expansion until the middle of 2018. In addition, research focused on the approaches of the concept of territory from Geography and the establishment of correlations between the school environment and the territory as a category of analysis. In another moment, the dialogue with school managers made it possible to study how the ideas about the school environment and the school community circulate among those who are responsible for the management of the school, providing clues to understand the lines between how the municipal government thinks the network itself of the ideas pointed out. We conclude that there is a mismatch in the conception of community and surroundings, especially when the community itself is disregarded in the construction of local educational policies. In these terms, the school summarizes its role in working with its school community - read "enrolled students" - rather than exercising its centrality in the neighborhood where it is set up.pt_BR
dc.description.resumoNesta tese buscamos investigar a relação da construção do entorno da Escola Municipal Glemíria Gonzaga Andrade a partir do conceito de território, partindo de duas premissas: a escola como centralidade e o entorno como seu território. Tendo em vista a relação intrínseca entre a implantação desta unidade escolar e a expansão da mancha urbana de Boa Vista – RR, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca da gênese urbana da cidade, bem como de sua expansão até meados de 2018. Além disso, a pesquisa debruçou-se sobre as abordagens do conceito de território a partir da Geografia e o estabelecimento de correlações entre o entorno escolar e o território como categoria de análise. Num outro momento, o diálogo com gestores/as das escolas possibilitou estudar como as ideias sobre entorno escolar e comunidade escolar circulam entre aqueles que são responsáveis pela gestão da escola, fornecendo pistas para entender as entrelinhas de como o governo municipal pensa a própria rede diante das ideias apontadas. Concluímos que há um descompasso na concepção de comunidade e de entorno, sobretudo quando se desconsidera a própria comunidade na construção de políticas educacionais locais. Nestes termos, a escola resume seu papel a trabalhar conteúdos com sua comunidade escolar – leia-se ‘alunos/as matriculados/as’ – em detrimento do exercício de sua centralidade no bairro onde se instala.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectEntorno escolarpt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.subjectBoa Vista – RRpt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectMunicipal schoolspt_BR
dc.subjectBoa Vista - RRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA territorialização do entorno da escola em Boa Vista – Roraima: contribuições da Geografia para a gestão escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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